05:57

Consultar restituição IR pelo CPF

Consultar restituição IR pelo CPF - A declaração do imposto de renda é algo que deve ser feito anualmente, todas as pessoas que tem uma renda mínima anual, devem declarar ao governo todos os seus rendimentos e impostos que foram pagos.

Após passado o período de declaração de imposto de renda você tem direita a receber a restituição desse imposto. E se você, assim como muitas pessoas, não sabe como consultar a restituição do IR pelo CPF, nesse artigo vamos ensinar, por isso continue lendo e aprenda.



O que é a restituição do imposto de renda


Todos os contribuintes que declararam seu imposto de renda, e que pagaram valores superiores ao necessário para a receita federal, têm o direito de receber a restituição do imposto de renda. A restituição do IR é um benefício baseado nos descontos da declaração do imposto de renda, esses descontos são gerados a partir das deduções do que é pago durante o ano anterior ao da declaração, esses descontos são gerados de pagamentos de aluguéis, faculdades, despesas médicas, etc.

 As pessoas que têm direito de receber o imposto de renda devem ficar atentas, pois ele é liberado por meio de lotes, que são divulgados antecipadamente. O dinheiro do imposto de renda fica disponível para saque durante um ano, caso ele não seja resgatado o dinheiro irá voltar para a receita federal.


Consultar restituição IR pelo CPF



Como consultar a restituição do IR pelo CPF


Se você quer consultar a sua restituição do imposto de renda você só precisa do número do seu CPF e a data de nascimento. Com esses dois dados você pode consultar o valor da restituição e quando ela será paga. O primeiro passo é acessar o site da receita www.receita.fazenda.gov.br logo acima da página você vai encontrar o link para consultar o imposto de renda. 

Assim que você clicar nessa aba será pedido que você informe o número do CPF do contribuinte que declarou o imposto, e a data de nascimento dele. Quando você preencher esses dados uma nova página será aberta e caso o seu lote de restituição já esteja liberado você saberá a data do pagamento e o valor que pode ser sacado.

>>>Restituição IR 2017

Caso o seu lote de restituição ainda não tenha sido liberado aparecerá a mensagem de que você está na fila para ser restituído.

Existe ainda a possibilidade de você ter entrado na malha fina, e nesse caso é preciso que você regularize a sua situação junto à receita, antes de ter direito de receber a sua restituição do IR.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):